---
title: Cadastrar template de ticket/mudança
slug: admin/cadastrar-template-de-ticketmudanca
description: Learn how to effectively use the Ticket Template feature with this detailed document. Discover how to create, modify, and delete ticket/change templates. Ensure you have a registered questionnaire or Neuro form before creating a template. Follow the steps
docTags: 
createdAt: 2021-10-27T15:43:04.000Z
---

Esta funcionalidade tem o objetivo de habilitar algumas funcionalidades na tela de solicitação de serviço (ticket).

Esta funcionalidade disponibiliza ações diversas, tais como, incluir, alterar e excluir template de ticket/mudança.

## Antes de começar

- [x] O template de ticket do tipo Questionário requer o registro de um questionário previamente.
- [x] O template de ticket do tipo Neuro requer o registro prévio de um formulário do tipo **Neuro** previamente.

## Procedimento

1. Acessar a funcionalidade de Template de Solicitação de Serviço através da navegação no menu principal `Sistema > Template de Ticket/Mudança;`
2. Clicar no botão " **Novo**";
3. Identifique o template através do campo "**Identificação do template**";
4. Dê um nome para o template através do campo "**Nome do template**";
5. Selecione as checkbox disponíveis para os templates:
   - Aplicável a Ticket;
   - Habilita direcionamento;
   - Habilita situação;
   - Habilita item de configuração;
   - Habilita mudança;
   - Habilita problema;
   - Habilita solução;
   - Habilita solicitação relacionada;
   - Habilita botão gravar e continuar.

:::hint{type="info"}
**Nota:&#x20;**&#x41;o selecionar o checkbox "Aplicável a Ticket", esse campo o usuário entende que o seu tipo de template é aplicável apenas à ticket.
:::

:::hint{type="info"}
**Nota:&#x20;**&#x41;o selecionar o Tipo de Template "Neuro", será apresentado o novo campo do tipo checkbox com o texto: "Aplicável a Mudança". Ao selecionar esse campo o usuário entende que o seu tipo de template é aplicável apenas à Mudança.
:::

:::hint{type="warning"}
**Atenção:&#x20;**&#x4E;o caso de templates do Tipo "Neuro", o usuário poderá informar que o template será utilizado tanto para ticket quanto para mudança.
:::

