Cluster X Concorrência
É possível que um ou mais graph-mails acessem a mesma conta de e-mail e pasta microsoft, desde que a lógica do trabalho esteja protegida contra concorrência, pois, se um projeto graph ler e processar a mesma fila ou pasta de outro, o usuário deve estar ciente que eles podem concorrer se a finalidade do processamento for a mesma ou o destino do processamento for outro SM, por exemplo. Contudo se o escopo de trabalho for isolado por fila ou pasta eles podem trabalhar simultaneamente sem haver conflitos.
Uma fila por conta
Uma pasta por objetivo de processamento
Para o envio, não há problema de concorrência, tendo em vista que usamos o ActiveMQ, que já trata a questão de concorrências no consumo das filas, portanto, é possível subirmos mais de um container do graph-mail, com o propósito de montarmos um cluster de envio. O graph-mail já possui tratamento para evitar a concorrência nos arquivos anexos, compartilhados via volume.
O diretório, mapeado no volume dos containers, é esvaziado, pelo graph-mail e pelo SM, dos arquivos de anexos, a cada fim de processamento das operações. Deixando, apenas, os arquivos da galeria de imagens que são constantemente utilizados! O objetivo é diminuir operações de escrita no disco.