8min

Coletar Dados de Hardware a partir de MIBs (SNMP)

É possível coletar dados de ativos de hardware, utilizando o protocolo SNMP - via coleta de MIBs - e adicionar às informações de um item de configuração, no processo de Gerência de Configuração.

Antes de Começar

É necessário ter implantada a versão do CITSmart Inventory 1.2.1.9 ou superior (ver Realizar a instalação);

No arquivo standalone-full.xml deve ser adicionada a propriedade snmp.oid.repository.directory contendo o caminho da pasta onde estarão os arquivos xml com o layout (Veja o conhecimento Configurando o Servidor de Aplicação).

Ter um processo de inventário definido via Gerência de Configuração (Veja o conhecimento Implementar o CITSmart Inventory).

Inventariar o item de configuração, via SNMP, para a coleta de MIBs (Veja o conhecimento Configurar conexão Inventory).

Criar o Modelo

Modelo:

XML
|

Exemplo:

XML
|

Implantar o Modelo

Após a criação do modelo, é necessário salvá-lo na pasta indicada no parâmetro snmp.oid.repository.directory do servidor de aplicação.

Após a implantação do modelo, no momento da execução do inventário, a aplicação irá checar os ICs que possuem as MIBs indicadas e automaticamente irá atualizar os ativos com as informações coletadas.

⚠️ Atenção!

  1. Os arquivos de layout podem ter qualquer nome. Todos os arquivos da pasta serão interpretados, portanto só poderão existir arquivos XML dentro dela;
  2. Caso exista mais de um layout, poderá ser colocado dentro do mesmo arquivo ou em arquivos diferentes. Contudo, o formato de XML deverá ser respeitado;

Saiba mais 💬

1. http://www.oidview.com/mibs/ - Repositório contendo milhares de MIB’s separado por fabricantes. 2. http://ireasoning.com/mibbrowser.shtml - Ferramenta MibBrowser que pode auxiliar na coleta das OID’s.