Construir e Manter Relatórios Smart
Esta funcionalidade tem o objetivo de prover a facilidade de elaboração de relatórios personalizados, disponibilizados para grupos que tenham a devida permissão de visualização, com os dados das funcionalidades requeridas, sem necessidade de novas atualizações ou softwares adicionais.
Os Relatórios Smart podem ser disponibilizados de diversas formas, tendo incialmente seus tipos que podem ser gráficos, tabelas ou até retorno em HTML que são personalizados via script.
É necessário ter permissão de acesso.
Para usar o Designer, defina o nome do Schema de banco de dados a partir do parâmetro 32 (ex.: public).
É necessário conhecimento de Standard Query Language (SQL) para criar ou manipular os relatórios.
✏️ Nota:
Existem diversos relatórios pré-definidos para todos os processos certificados. Esses relatórios incluem as melhores práticas ITIL e podem ser utilizados sem a necessidade de criação, customização ou parametrização prévia.
- Acesse a funcionalidade através da navegação no menu Relatórios > Relatórios Smart > Gerador de Relatórios Smart;
- Clique no botão "Novo";
- Clique no botão "Gravar";
A construção de Smart Reports pode ser realizada seguindo uma das abordagens abaixo:
- Usando o Designer:
- Selecione as tabelas que serão consultadas;
- Indique os Relacionamentos;
- Insira os filtros pela aba "Parâmetros";
- Defina as condições (apenas depois de criar os filtros);
- Adicione os resultados;
- Codificando
- Escreva o conteúdo SQL/Rhino/JSP na aba correspondente;
- Insera os filtros pela aba "Parâmetros";
⚠️ Atenção!
Quando se usa o Designer para a construção do relatório, automaticamente as query's são criadas e estão visíveis na aba "SQL". Perceba que não é possível usar, ao mesmo tempo, Designer e inserção manual de conteúdo SQL.
A ferramenta de Designer possibilita a criação de relatórios SQL sem a necessidade de codificação. Veja abaixo os itens disponíveis:
- Tabelas: Nesta área, você deve selecionar as tabelas que serão consultadas, para isso, clicar em "Adicionar", no Campo "Nome", digitar o nome da tabela e o resultado aparecerá automaticamente. Clicar na(s) tabela(a) e depois clicar em "Enviar". É possível remover a seleção de tabelas clicando no checkbox do lado esquerdo da tabela e depois em "Remover".
- Relacionamentos: Nesta área, você pode indicar (se for o caso) os relacionamentos entre as tabelas selecionadas no item "Tabelas". Para isso, selecione a primeira tabela do relacionamento no item "Tabela", indique uma Coluna da tabela, selecione um Relacionamento (INNER JOIN, LEFT JOIN, RIGHT JOIN ou FULL JOIN). Depois, selecione a segunda tabela do relacionamento e indique a coluna. Por fim, clique em "Adicionar". Aqui também é possível remover a seleção de relacionamentos clicando no checkbox do lado esquerdo do registro e depois em "Remover".
- Condições: Nesta área, você pode indicar condições por intermédio de operadores (WHERE, AND ou OR) para tratamento dos dados. Para isso, selecione o operador, a tabela, o comparador e o valor (se for o caso), após isso, clique em "Adicionar". Caso precise, remova a condição clicando no checkbox do lado esquerdo da tabela e depois em "Remover".
- Resultados: Nesta área, você deve indicar quais são as categorias de informações que serão exibidas. Para isso, selecione a tabela e a coluna e clique em "Adicionar". É possível remover o valor informado clicando no "x" - do lado direito da combinação.
Filtros podem inseridos em um Smart Report para possibilitar que usuário final defina cenários para geração do relatório. Para usar um filtro, clique na aba "Parâmetros" e insira o filtro desejado. Veja alguns:
- Na aba "Parâmetros":
Parameters
- Diretamente no SQL:
Parameters in SQL
- Diretamente no RhinoScript:
Parameters in RhinoScript
Exemplo
Resultado
Example use Parameters
Alguns relatórios podem necessitar de consultas específicas ou tratamentos diferenciados. Assim, você pode utilizar a área de construção de código (SQL/RhinoScript/SQL à depender do tipo de Smart Report selecionado na aba "Cadastro"). Dessa forma, construa a consulta que atenda às necessidades do seu relatório.
Exemplo de SQL:
Example use SQL
Exemplo de RhinoScript:
Example use RhinoScript
Exemplo de JSP:
Example use JSP
Existe a possibilidade de importar um "Relatório", para tanto, clicar no botão "Importar" e selecionar o arquivo no formato ".citreport". Além disso, você pode exporta relatórios existentes em sua instância, para isso, clicar em "Editar", ao final da página, clicar em "Exportar".
Os relatórios criados podem ser visualizados em diferentes área dos CITSmart, veja as possibilidades:
- Visualização em Processos, conforme definido na aba "Cadastro", item "Módulo(s) onde será exibido".
- Visualização em Dashboards, neste caso, apenas necessita de vinculação dos grupos que podem usá-lo como widget no Smart Decisions (Dashboards).
- Visualização na área de Smart Reports, assim, após vínculo de grupos poderá ser utilizado nessa área.