7min

Criar um ticket automaticamente a partir do recebimento de um e-mail

Esta funcionalidade permite a criação automática de um ticket quando uma mensagem de e-mail é enviada para um determinado endereço. Neste contexto, a solução monitora constantemente a presença de mensagens na caixa de e-mail, e caso alguma mensagem tenha o status não lida, esta será utilizada para registro de um novo ticket.

Por exemplo, um usuário poderia solicitar determinado serviço enviando uma mensagem para servico@empresa.com, após o recebimento do e-mail, a funcionalidade, após checar que existe uma mensagem, registra um ticket automaticamente. É importante destacar que após o registro do ticket, o e-mail é marcado como lido.

Antes de começar

Para criar um ticket através de um recebimento de e-mail é necessário configurar uma conta de e-mail para permitir o acesso via IMAP previamente.

Além disso, é necessário configurar a instância para utilização de rotinas batch, uma vez que a verificação de e-mail é uma tarefa agendada.

Procedimento

Passo 1 - Criar um modelo de ticket

  1. Acessar a funcionalidade através da navegação do menu principal Sistema > Ações automáticas > Ações Incidentes/Requisições (ver Cadastrar Ação automática de Incidentes/Requisições/Procedimentos).

Passo 2 - Configurar acceso a la bandeja de correo electrónico

  1. Criar ação automática de e-mail, acessando o menu principal Sistema > Configurações > Configuração de Ação automática via e-mail. Este cadastro é usado para disparar a leitura e o registro de solicitações (ver Criar ação automática de e-mail).

Passo 3 - Criar rotina de verificação (batch)

  1. Criar Rotina batch, acessando o menu principal Sistema > Processamento Batch (ver Processamento Batch), do tipo "Classe Java" com o seguinte conteúdo:
JS
|

Nota: É possível ler o título do e-mail enviado, ele está guardado no campo *subject* da tabela reademaildatarequest.

Além disso, caso haja a necessidade de recuperar outras informações constantes nos campos do e-mail, como destinatários marcados como cópia (CC) ou cópia oculta (BCC) utilize o script Rhino abaixo:

JS
|