10min

Implementar o Acesso Remoto

A funcionalidade de acesso remoto permite que computadores sejam acessados remotamente a partir de sua instância CITSmart. Neste sentido, são utilizados os recursos do protocolo VNC (Virtual Network Computing) por intermédio do Apache Guacamole - Gateway de acesso remoto baseado na web - para tornar esta operação viável. Além de poder acessar remotamente um item de configuração, todas as sessões são gravadas e disponibilizadas junto às informações do IC. Isto garante um melhor controle sobre as ações realizadas, proporcionando um ambiente confiável e auditável.

Esta funcionalidade é um complemento (add-on) à Gerência de Configuração e depende do processo de inventário para tornar o acesso remoto viável a um IC.

Antes de Começar

Os seguintes requesitos antecedem o uso efetivo desta funcionalidade:

Ter um processo de inventário definido e funcional utilizando o CITSmart Inventory;

Ter itens de configuração inventariados;

Procedimento

  1. Instalar o GuaCD utilizando a documentação oficial ou baixar o container disponibilizado pela CITSmart. Não é necessário instalar o guacamole-client, uma vez que o CITSmart utiliza apenas a daemon do Guacamole, ou seja, o GuaCD;
  2. Após a instalação, configurar o apontamento de logs;
  3. Baixar o binário (.jar) do encoder de vídeo (na central de downloads do portal do parceiro) - que tem a função de compilar os vídeos oriundos das sessões;
  4. Copiar o enconder de vídeo para o servidor;
  5. Realizar a configuração substituindo as variáveis pelas informações de seu servidor;
  6. Definir o diretório para gravação dos vídeos (ex. /mp4);
  7. No item de configuração que será acessado remotamente (ex. Computador Windows), instalar um cliente de acesso remoto com suporte ao protocolo VNC (Exemplo: TightVNC) e definir uma senha de acesso. Guardar esta senha pois ela será utilizada no próximo passo.
  8. Realizar o cadastro de conexões de Acesso Remoto em sua instância [conforme o documento

O que fazer a seguir

Com o serviço do GuaCD ativo e comunicável, o próximo passo é acessar remotamente o IC configurado.