13min

Invocar a Continuidade

O Registro de Continuidade é um processo que passa por várias fases.

Uma delas é a quarta fase deste processo, chamada de "Operação Contínua", na qual serão definidos a Conscientização (educação e treinamento) da continuidade, a Revisão e auditoria desta, os Testes acerca da continuidade e a Invocação da mesma.

Diante disso, esta funcionalidade possibilita a invocação da continuidade do serviço.

Regra: O gatilho para haver uma invocação é a abertura de um incidente do tipo crítico. O incidente tem que estar aprovado para ser exibido na tela de Invocação.

Antes de Começar

É necessário que haja um serviço definido, dentro de um processo de Gerenciamento de Portfólio e Catálogo.

A ferramenta integra-se ao Gerenciamento de Nível de Serviço, através do Catálogo de Serviços e Gerenciamento de Portfólio, para rastrear a criticidade do processo de negócios/serviço, a criticidade do período (por exemplo, hora do dia/semana/mês/ano em que a interrupção seria mais grave) e as metas de recuperação do nível de serviço. Essas informações podem ser configuradas no CMDB & Gerenciamento de Ativos nos atributos do IC.

Além disso, é fundamental ter o Registro de Continuidade já cadastrado, a política e o projeto de continuidade do serviço já definidos, além de ter também o escopo, as funções vitais, a análise de impacto no negócio, a avaliação de riscos, a estratégia, o plano, o planejamento organizacional, a estratégia de testes e a conscientização de continuidade já registrados e a auditoria e revisão da continuidade já realizadas. Inclusive, é recomendável verificar o calendário de testes da continuidade.

Depois, é necessário ter efetuado o cadastro prévio da ameaça e da categoria desta e vinculá-la à categoria de ameaça cadastrada. Também é essencial cadastrar, previamente, o risco e a categoria de risco.

Da mesma forma, é crucial cadastrar as ações automáticas de incidente, requisição e procedimentos referentes ao Gerenciamento de Eventos.

Procedimento

  1. Acesse a funcionalidade através da navegação no menu principal Processos > Gerência de Continuidade > Continuidade;
  2. Localize a continuidade que deseja invocar e clique no botão "Avançar";
  3. Na área Operação Contínua, clique em "Invocação".
  4. Para iniciar o procedimento de continuidade, os dados básicos dos procedimentos já devem estar registrados nas Iniciativas/Solicitações/Procedimentos Ação Automática.
  5. Clique no botão "Iniciar Plano de Continuidade Principal" para iniciar o procedimento principal de continuidade que deverá estar cadastrado no plano de continuidade da fase de implementação;
  6. Clique no botão "Iniciar Plano de Continuidade Auxiliar" para iniciar os procedimentos auxiliares de continuidade;
  7. Para verificar a descrição da solicitação de procedimento de continuidade, basta clicar no botão "Descrição";
  8. Para visualizar a solicitação de procedimento de continuidade, basta clicar no botão "Visualizar";
  9. Para capturar a solicitação de procedimento de continuidade para execução da mesma, basta clicar no botão "Capturar tarefa";
  10. Para executar a solicitação de procedimento de continuidade, clique no botão "Executar" e a tela para atendimento da solicitação será apresentada.
  11. O vídeo referente a atividade é um exemplo de invocação de "Plano de Continuidade Auxiliar":