17min

Relacionar Itens ao Problema

É possível vincular uma série de informações ao Problema, tais como: liberação, conhecimento, serviços relacionados, dentre outros.

Antes de Começar

O vínculo de informações pode ocorrer em todo o ciclo de vida do Problema. Dessa forma, poderá ser utilizado a qualquer momento, caso necessário.

No entanto, é imprescindível ter acesso a um Problema.

Procedimento

  1. Acesse a funcionalidade por meio da navegação no menu principal Processos > Gerência de Problema > Problema;
  2. Para informar os dados complementares do problema, marque a opção de captura ou visualização do problema;
  3. Para visualizar informações sobre campos específicos, clique nas guias: Solicitante, Incidentes e Problema;

Vincular Incidentes

  • Para vincular Incidentes, clique na área de mesmo nome e, em seguida, no ícone "Adicionar", sendo necessário buscar e selecionar o incidente que será vinculado. Também será disponibilizada a possibilidade de criar um incidente a partir deste problema, ao clicar no ícone “Cadastrar” e preencher os dados necessários.

Regra: Ao vincular ou cadastrar o incidente e salvar o problema, será disparada uma notificação na tela e no e-mail do responsável atual pelo incidente. Porém, esta notificação somente será enviada se o incidente já tiver sido capturado pelo seu executor. Portanto, se não houver captura e consequentemente a designação do responsável, não existirá a notificação. O envio da notificação supracitado é automático, não necessitando, de parametrização.

Vincular Itens de Configuração

  • Para vincular Itens de Configuração, clique na área “IC Relacionado” e, em seguida, no botão “Pesquisa item de configuração”. Realize a busca e aperte o botão “Selecionar” para completar a operação. Logo após, ao clicar no ícone “Serviços”, será possível vincular o mesmo ao problema e, ao apertar no ícone “Info”, será possível visualizar todas as informações referentes ao IC vinculado;

Vincular Mudança

  • Para vincular uma Mudança, clique na Fase de "SOLUÇÃO", na aba de "Mudanças". Você poderá pesquisar pelo número da Mudança, em de uma já existente, ou até cadastrar uma nova Mudança. Após a vinculação, será possível editar a Mudança e observar os “Itens de Configuração” ao clicar no ícone com o mesmo nome.
  • Agora, para remover o vínculo do Serviço, basta clicar no ícone “Remover” e confirmar a operação;

Vincular Serviços Relacionados

  • Ao clicar na área “Serviços Relacionados”, será apresentado o serviço relacionado ao problema (se o mesmo já tiver sido vinculado) com algumas ações disponíveis. Será disponibilizada a visualização do “Mapa de Serviço”, ao clicar no ícone com o mesmo nome, e, além disso, é possível observar os “Itens de Configuração”, clicando no ícone com o mesmo nome.
  • Agora, para remover o vínculo do Serviço, basta clicar no ícone “Remover” e confirmar a operação;

💡 Dica: Se não houver nenhum serviço relacionado, será possível vincular um novo serviço ao problema, clicando na área de “Serviços Relacionados” e, em seguida, no botão “Adicionar Serviço”. Depois, é necessário selecionar o serviço desejado e clicar sobre o mesmo.

Vincular Liberação

  • Para vincular uma Liberação, clique na área com o mesmo nome e, em seguida, aperte sobre o campo de pesquisa e selecione a liberação desejada. Se quiser cadastrar uma nova liberação, clique no botão “Cadastrar” e preencha os dados;

Vincular Problemas

  • Para vincular outros Problemas, clique na área com o mesmo nome e, em seguida, aperte sobre o campo de pesquisa e selecione o problema desejado. Se quiser criar um novo problema a ser relacionado, basta clicar no botão “Cadastrar” e preencher os dados necessários;

Vincular Conhecimento

  • Para vincular um Conhecimento, clique na área com o mesmo nome e, em seguida, aperte sobre o campo de pesquisa e selecione o conhecimento desejado. Se quiser criar um novo conhecimento, clique no botão “Cadastrar” e preencha os dados necessários.

Salvar Alterações

Clique em "Opções" e, em seguida, em "Gravar e avançar o fluxo" ou "Gravar e manter a tarefa atual". Esta última opção, possibilita não avançar o problema para a próxima fase.



Updated 02 Feb 2022
Did this page help?
Yes
No