15min

Verificar Processo de Disponibilidade

Essa funcionalidade tem como objetivo verificar a disponibilidade do IC.

O Processo de Disponibilidade captura informações de incidentes, liberações, mudanças e eventos para realizar a projeção da disponibilidade dos serviços e eventos.

O relatório Criação de indicadores de processo de disponibilidade refere-se ao relacionamento entre o CMDB e Eventos, como uma base de informações, por meio da associação com o item de configuração, grupos de ICs, grupos de disponibilidade e serviços. Os relatórios facilitam a capacidade de calcular a confiabilidade de componentes e serviços, em termos de metas de disponibilidade acordadas.

Os dados armazenados na ferramenta podem ser acessíveis para análise, tendências e relatórios, usando a ilustração gráfica dos resultados da análise de falhas de IC, em uma janela contínua de 12 meses.

Os relatórios criados no processo de disponibilidade são:

  • Disponibilidade por período: Este relatório retornará Nome do IC, Grupo ou Serviço, % de Disponibilidade Medida, Disponibilidade Concordada; Diferença entre disponibilidade medida e acordada, tempo de inatividade, custo por hora de inatividade e custo total de inatividade.
  • Tempo total de disponibilidade, tempo de inatividade total e mudanças programadas;
  • Ocorrências de Indisponibilidade;
  • Janela de 12-meses.

Todos os relatórios podem ser exportados para Excel.

Além dos relatórios relatados, também existem relatórios de gerenciamento disponibilizados pelo BI do CITSmart. São eles:

  • Tempo médio para reparo (tempo de inatividade);
  • Tempo médio entre falhas (tempo de atividade);
  • Tempo médio entre Incidentes;
  • Número de degradações de Serviços;
  • Tempos de tratamento/resolução de incidentes.

Veja documentação sobre Usar o Smart Analytics (BI) para gerar Relatórios.

Antes de Começar

É necessário:

O cadastro prévio do grupo de disponibilidade.

Vincular o calendário, o acordo de nível de serviço do tipo "disponibilidade" e o custo por hora de indisponibilidade ao item de configuração, ao grupo de item de configuração e ao contrato do serviço.

Procedimento

  1. Acesse a funcionalidade por meio da navegação no menu principal Processos > Gerência de Disponibilidade > Disponibilidade;
  2. Clique na guia Item de Configuração;
  3. Clique no símbolo “+”, localizado na área “Filtros”, para buscar o IC desejado;
  4. Poderão ser adicionados vários itens, quantos desejar, para verificação;
  5. Depois de adicionar o IC, você poderá atualizar os gráficos apresentados após esse campo, clicando em "Atualizar gráficos";
  6. Verifique as informações em Disponibilidade por período. Você poderá definir o período que deseja e clicar em "Atualizar" para visualizá-lo;
  7. Verifique as informações em Disponibilidade total. É possível definir o período que deseja e clicar em "Atualizar" para visualizá-lo. Também existe a possibilidade de fazer o download clicando em "Salvar tabela". Você poderá clicar nas fatias do gráfico para ver os detalhes sobre a distribuição de tempo do IC: Disponível, Indisponível e Mudança programada. No gráfico, no final dessa seção, haverá as seguintes informações:

Informação

Descrição

Nome

O nome do grupo de IC

Disponibilidade

O número total de disponibilidade de IC

Acordo de Disponibilidade

Apresenta o total do acordo de disponibilidade

Diferença de Disponibilidade

Apresenta a diferança total da disponibilidade

Tempo de indisponibilidade

O tempo de indisponibilidade

Custo por hora de indisponibilidade

Apresenta o custo por hora de indisponibilidade

Custo total de indisponibilidade

O total do custo de indisponibilidade

8. Verifique as informações em Ocorrências de indisponibilidade. É possível definir o período desejado e clicar em "Atualizar" para visualizá-lo. Também é possível fazer o download clicando em "Salvar tabela".