CITSmart
Executar a Instalação

Configurando o Datasource e Drives de Banco

Antes de criar um datasource, é necessÔrio adicionar um módulo de um banco de dados ao sistema. Cada banco tem seu próprio driver de conexão, mas as configurações de todos partem do mesmo princípio: fazer o download do driver do fabricante, copiÔ-lo para o wildfly, configurar no sistema. As configurações serão feitas via jboss-cli, mas todas elas podem ser feitas também via XML no arquivo standalone-full.xml caso deseje.

No exemplo abaixo usaremos o driver do PostgreSQL. Cada banco de dados possui seu próprio método de configuração, recomendamos procurar na documentação do fabricante do banco de dados de sua escolha caso seja diferente de nossa documentação.

O download do driver JDBC do PostgreSQL pode ser encontrado no endereço https://jdbc.postgresql.org no link downloads. A versão do driver utilizado pela CITSmart é a 4.1 build 9.3 Build 1104.

Shell


Acesse novamente o jboss-cli para adicionar o driver com comando abaixo (considerando que vocĆŖ tenha feito o download para pasta /tmp):

Shell


Com esse comando, o driver serĆ” adicionado automaticamente a pasta /opt/wildfly-12.0.0.Final/modules/org/postgres/main/

Continue no CLI e execute o comando abaixo para incluir um datasource:

Shell


Criando o banco de dados do CITSmart

Independente da arquitetura do banco (se instalado no nesmo servidor ou separado) os passos abaixo servem para se criar um banco de dados e um usuÔrio para o CITSmart. No procedimento partimos do pressuposto que você tenha acesso ao SGBD. Caso não tenha o SGBD instalado, consulte informações sobre o procedimento de instalação diretamente na pÔgina https://www.postgresql.org/download/linux/redhat/.

Acesse o PostgreSQL com comando abaixo:

Shell


Logo depois,

Shell


Abaixo o retorno dos comandos:

Shell


Crie um usuÔrio e senha para acesso ao banco do CITSmart (substitua a SUA_SENHA com uma senha de preferência):

Shell


Abaixo o retorno do comando:

Shell


Crie um banco de dados para o CITSmart:

Shell


Abaixo o retorno do comando:

Shell


Dê permissão para o usuÔrio do CITSmart:

Shell


Abaixo o retorno do comando:

Shell


Saia do PSQL e do shell do usuƔrio postgres:

Shell


Logo após,

Shell


Conforme abaixo:

Shell


Caso o banco esteja rodando no mesmo servidor, é necessÔrio liberar a conexão para o usuÔrio do CITSmart. Edite o arquivo /var/lib/pgsql/9.6/data/pg_hba.conf e inclua a seguinte linha:

Shell


Atenção: Não altere a linha local all postgres peer que vem por padrão, inclua a linha acima logo abaixo desta.

Se o banco de dados estiver rodando em outro servidor é necessÔrio liberar a conexão a partir do Wildfly. Para isso inclua a seguinte linha no mesmo arquivo pg_hba.conf, substituindo o pelo endereço de IP do servidor wildfly:

Shell


Configurando o datasource para o citsmart

Existem oito entradas de datasource para o citsmart_db, sendo que quatro são para o CITSmart e quatro para o CITSmart Neuro. O usuÔrio e senha é citsmartdbuser e SUA_SENHA criados no passo anterior. Caso tenha criado usuÔrio, senha e banco de nomes diferentes, altere nos comandos abaixo.

Conecte no jboss-cli e execute os seguintes comandos. Para que não ocorra nenhum erro na execução, execute cada comando separadamente:

Datasource citsmart

Shell


Datasource citsmartFlow

Shell


Datasourece citsmart_reports

Shell


Datasource citsmartBpmEventos

Shell


Datasource citsmart-neuro

Shell


Datasource citsmart-neuro-app1

Shell


Datasource citsmart-neuro-app2

Shell


Datasource citsmart-neuro-app3

Shell


Caso ocorra algum erro na criação de algum datasource, use o comando remove para removê-lo e inicie novamente a criação:

Exemplo, no caso abaixo iremos remover o datasource citsmart

Shell


Antes de sair do jboss-cli, execute o comando reload para aplicar as alterações e faça um teste de conexão com a base de dados:

Shell


E faça um teste de conexão com o banco usando os comandos abaixo. Lembrando que o resultado precisa ser "outcome" => "success":

Shell