Gerenciamento de Serviço

Habilitação de Mudança

Apresentação

A Habilitação de Mudança é a prática responsável por avaliar, coordenar e decidir sobre a realização de mudanças propostas a Itens de Configuração (ICs).

Segundo a ITIL, o principal objetivo desta prática é assegurar que mudanças sejam feitas de uma forma controlada e possam ser avaliadas, priorizadas, planejadas, testadas, implantadas e documentadas.

Mudanças são inevitáveis em qualquer organização. Novas oportunidades, avanços tecnológicos e ações dos seus concorrentes são exemplos de mudanças no ambiente de negócios que existem a nossa adaptação.

As mudanças podem ser categorizadas da seguinte forma:

  • Mudança Padrão;
  • Mudança Normal; e
  • Mudança Emergencial.

Categorias

Descrição

Exemplo

Mudança Padrão

Pré-autorizada de baixo risco, ocorre com frequência. Inicia-se por um gatilho definido que segue um procedimento ou instrução de trabalho para a realização das atividades - bastante conhecidas - e possuem um orçamento pré-determinado.

Instalação de um pacote padrão de aplicativos para desktop.

Mudança Normal

Qualquer alteração de serviços que não seja emergencial ou padrão. Segue as políticas, prazos e procedimentos definidos pela organização.



Mudança Emergencial

Mudança que precisa ser realizada o quanto antes. A prática de Habilitação de Mudança normalmente tem um procedimento específico para tratar mudanças emergenciais.

Mudança para resolver um Incidente Grave ou implementar uma correção de segurança.