Configurar Caixa de E-mail
Como uma plataforma ominichannel, o CITSmart conecta com múltiplos canais de comunicação. A variedade se apresenta tanto nos tipos e formatos dos canais, como em sua quantidade. Desta maneira, o CITSmart habilita o uso simultâneo e conectado de diversos canais de comunicação facilitando o contato entre provedor e consumidor de serviços.
Dentre as opƧƵes de comunicação, o e-mail Ć© uma das formas mais ativas e populares. O CITSmart Ć© capaz de realizar o envio e o recebimento de e-mail a partir de diversas contas diferentes, mesmo que estejam em servidores de correio eletrĆ“nico separados. Assim, o fluxo de informação pode ser construĆdo para atender as necessidades de negócio.
Por exemplo: Configurar uma conta de e-mail diferente para cada contrato gerenciado pelo CITSmart, onde cada caixa-postal estƔ hospedada no servidor de correio eletrƓnico do cliente correspondente.
Nesta configuração, temos as seguintes vantagens:
- Facilita-se a comunicação com os clientes através do uso de um endereço de e-mail familiar à sua organização.
- Reduz-se o impacto de indisponibilidade na comunicação jÔ que a perda de acesso a um servidor afeta apenas o contrato relacionado.
- As mensagens ficam adequadamente armazenadas e agrupadas por contrato.
- Acessar a funcionalidade através Menu de Navegação > Parametrização > Caixa de e-mail;
- Clicar no botão "Novo";
- Preencher o campo de āDescriçãoā para identificar a conexĆ£o de e-mail;
- Escolher o tipo de caixa de e-mail. Cada um tem um propósito diferente, a saber:
- O tipo "Entrada" significa que os e-mails que chegarem na caixa de e-mail especificada serão lidos e processados. Utilize essa opção para indicar por onde as mensagens dos usuÔrios chegarão. Neste caso, serão abertos novos campos cadastrais, tais como: - Servidor (endereço do host ou IP do servidor); - Porta do servidor (Porta de conexão); - UsuÔrio (Endereço do e-mail); - Senha de conexão; - Provider (Protocolo de conexão, podendo ser imaps, pops, imap ou pop); - Pasta da caixa de entrada onde os e-mails estarão armazenados (Geralmente é inbox).
- O tipo "SaĆda" indica a conexĆ£o que serĆ” utilizada pelo CITSmart para o envio de e-mails originados por aƧƵes do sistema. Por exemplo: confirmação da abertura de uma requisição, pedido de aprovação ou a conclusĆ£o de um atendimento. Neste caso, serĆ£o abertos novos campos cadastrais, tais como: - Servidor (endereƧo do host ou IP do servidor); - Porta do servidor (Porta de conexĆ£o - geralmente o valor Ć© 25); - Remetente (Identificação que serĆ” apresentada ao destinatĆ”rio); - Indicar se Ć© requerida a autenticação segura do tipo TSL/SSL; - Indicar se Ć© requerida a autenticação do usuĆ”rio de conexĆ£o. Caso seja, serĆ” exigido o preenchimento dos campos correspondentes de usuĆ”rio e senha.
- Clicar no botão "Gravar" para efetuar a operação.
Caso deseje vincular uma das caixas de e-mail registradas anteriormente a um contrato, siga o procedimento:
- Acessar o Menu de Navegação > Processos > Gerência de Portfólio e CatÔlogo > Contrato;
- EntĆ£o vincular no campo Caixa de E-mail de SaĆda a caixa de e-mail desejada. A caixa postal precisa estar previamente cadastrada;
- Clicar no botão "Gravar" para efetuar a operação.
Caso deseje vincular uma caixa de e-mail a um fluxo de trabalho, siga o procedimento abaixo:
- Acessar o Menu de Navegação > Tracker > Desenho de Fluxo;
- Ao criar ou editar um fluxo, localize na aba "Diagrama". Inclua ou edite um conector do tipo "Envio de mensagem - email";
- Na aba āMensagemā, no campo "Configuração da caixa de saĆda de e-mail" existem 2 opƧƵes:
- Escolha a opção āContratoā para que o componente utilize a caixa de e-mail indicada no contrato relacionado ao fluxo.
- Escolha a opção āEspecĆficaā para fazer a indicação da caixa de e-mail desejada.
- Concluir a parametrização do envio de e-mail indicando na aba "DestinatÔrios", os usuÔrios ou grupos que serão os receptores das mensagens;
- Clicar no botão "Gravar" para efetuar a operação.
Atenção: Por padrĆ£o, todo fluxo utiliza primariamente a caixa de e-mail de saĆda do sistema. Portanto, só Ć© necessĆ”rio indicar uma caixa de e-mail especĆfica se for preciso satisfazer um requisito particular de um fluxo de trabalho.