Configuração

Conexão de Banco de Dados

O principal intuito do Low Code é a parametrização, ou seja, sempre haverá como manusear e manipular a tela. Portanto, convém dizer que nada do Low Code é fixo.

Para trabalhar com um banco de dados, é necessário uma conexão com o banco, necessária quando se trata de objeto de negócio.

Essa conexão é apresentada conforme a seguir:

Document image


🖊 Nota: Todas as conexões de banco de dados só podem estar relacionadas aos três tipos mencionados em Banco de Dados Microsoft SQL Server, Oracle Database , PostgreSQL, que por sua vez são necessárias para o correto funcionamento dos objetos de negócio.

No entanto, o Low Code oferece integração com qualquer outro banco de dados através do Fluxo de Integração

Passo a passo

Para criar uma conexão de banco de dados:

É preciso possuir acesso de Infraestrutura neste banco. O próprio acesso físico (caso seja virtual é necessário estar publicado), entre outros itens devem ser configurados pela Infraestrutura.

Document image


Campo

Descrição

Nome (*)

Insira o nome sem espaçamento

Descrição (*)

Coloque uma descrição

Tipo (*)

Selecione entre conexão JNDI ou conexão direta

Nome do Datasource (*)

Dependendo dos tipos de conexões que colocar, entre a conexão JNDI ou direta, duas opções de bancos de dados serão exibidas.

As informações com asterisco (*) são obrigatórias.

Conexão JNDI

Mostra opções que estão configuradas no container da aplicação. Além disso, dependerá da equipe da Infraestrutura para realizar as devidas configurações.

Exemplo: Front Manager Data Source (frontmanager)

No caso do Default Tenant, é o Tenant ou o banco de dados conectado a essa URL: https://frontmanager.apps.centralit.com.br/lwc/page/DATABASE_CONNECTION

Confira Tenant para mais informações.

Document image


Clique em "Salvar" após finalizar.

Conexão Direta

O outro tipo de conexão é referente à conexão direta.

Document image


Campo

Descrição

Nome (*)

Escreva um nome sem espaçamento

Descrição (*)

Insira uma descrição

Tipo (*)

Conexão direta

Path JDBC (*)

É possível escrever livremente a URL de conexão, o usuário, a senha e o esquema, desde que tenha acesso ao banco de dados. Exemplo: jdbc:postgresql://localhost:5432/hyperplataform

Usuário (*)

Selecione usuário do banco de dados

Senha (*)

A senha do usuário do banco de dados

Esquema (*)

Insira o esquema das tabelas do banco de dados

As informações com asterisco (*) são obrigatórias.

🖊 Nota: Todas as senhas digitadas em telas do Low Code são criptografadas na origem e trafegam criptografadas em ambos os sentidos (do servidor para o browser e vice versa) .

⚠️ Atenção! No que diz respeito ao usuário*, se colocar um que não foi cadastrado previamente (que não existe), o Low Code tentará estabelecer a conexão, e consequentemente dará timeout, pois não conseguirá se conectar.

O timeout depende da configuração do banco de dados. Além disso, é preciso usar as credenciais necessárias para poder se conectar ao banco de dados.