10min

Cadastrar a avaliação de riscos da continuidade

O Registro de Continuidade é um processo que passa por várias fases. A segunda fase deste processo, chamado de Requisitos e Estratégias onde será definido as Funções vitais, Análise de impacto no negócio, Avaliação de riscos e Estratégia de Continuidade. Esta funcionalidade permite cadastrar a avaliação de risco.

Antes de começar

Pressupõe a existência de um serviço definido num processo de Gerenciamento de Portfólio e Catálogo.

É fundamental primeiramente ter o Registro de Continuidade já cadastrado, a política e o projeto de continuidade do serviço já definidos, além de ter o escopo, as funções vitais e a análise de impacto no negócio da continuidade já registradas.

É necessário o cadastro prévio da ameaça e da categoria de ameaça e vincular a categoria de ameaça a ameaça cadastrada. Também é essencial cadastrar, anteriormente, o risco e a categoria de risco.

Igualmente, é crucial cadastrar as ações automáticas de Incidente, requisição e procedimentos referente ao Gerenciamento de Eventos.

Procedimento

  1. Acessar a funcionalidade através da navegação no menu principal Processos > Gerência de Continuidade > Continuidade;
  2. Localizar a continuidade do qual deseja vincular a avaliação de riscos e clicar no botão "Avançar";
  3. Na área Requisitos e Estratégia, clicar em "Avaliação de Riscos";
  4. Clicar no botão "Adicionar Cenário" e em seguida no ícone simbolizado pelo “+” para preencher os campos necessários;
  5. Para adicionar serviços à avaliação de risco, clicar no botão "Adicionar serviço" para pesquisar e vincular o serviço desejado;
  6. Para adicionar risco à avaliação de risco, clicar no botão Adicionar risco para pesquisar e vincular o risco desejado;
  7. Após de adicionar o risco, clicar no ícone simbolizado pelo “+” do mesmo e clicar em "Selecionar Ameaça" e/ou "Adicionar ameaça" para preencher os campos necessários a fim de vincular a ameaça. Para informar os planos de tratativa da ameaça:
    1. Apertar na guia "Planos de Tratativa" e em seguida "Adicionar Tratativa" e informe o nome do plano. Logo após, clicar no ícone simbolizado pelo “+” para preencher os campos adicionais ;
    2. Depois de registrar os dados do plano de tratativa, clicar no ícone “Gráfico de avaliação de riscos” se quiser verificar o gráfico de avaliação de risco.
  8. Clicar no botão "Gravar' para efetuar a operação.

O que fazer a seguir

Após de cadastrar a avaliação de riscos da continuidade é necessário executar a seguinte ação: cadastrar estratégia de continuidade de serviço, sendo esta ação parte da segunda fase do registro completo da continuidade, chamada de Requisitos e Estratégia.